L’ÉTAPE BRASIL AGORA FAZ PARTE DO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DA CIDADE

A Câmara Municipal de Campos de Jordão aprovou, na 17ª Sessão Ordinária ocorrida na segunda (12/09), a inclusão da prova ciclista L’Étape Brasil, no calendário oficial de eventos da cidade.

No início da apreciação sobre o projeto, a Vereadora Kátia Branco leu um ofício enviado pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur). A leitura destacou a importância do evento para o turismo na cidade e região, com um ganho econômico estimado em R$ 20 milhões por ano.

Vereadora Kátia Branco

O Presidente da Câmara, Vereador Cláudio Adão, chamou o Presidente da Associação de Ciclismo de Campos do Jordão, Jayme Alves Filho, para falar sobre o L’Étape. “Hoje entendemos que o turismo do ciclismo já faz muita diferença em nossa região, que se torna uma Meca nacional para a prática do esporte”, defendeu Filho. “O evento movimenta a cidade o ano inteiro. Atletas vêm treinar na cidade e agregam valor econômico”, completa.

Jayme Alves Filho, Presidente da Associação de Ciclismo de Campos do Jordão

Na sequência, o Vereador Leandro César fez alguns questionamentos a Filho que respondeu e, no final, o Vereador ponderou que “o L’Étape fomenta nosso principal capital, que é o turismo. A prova tem destaque internacional, o que leva o nome de Campos do Jordão a todo mundo.”

Vereador Leandro César

O Vereador Gustavo Maximino exaltou a inclusão do evento no calendário oficial da cidade. Disse que “o L’Étape tem um significado e valor muito grande para a comunidade jordanense. Precisamos valorizar eventos como esse, para que outros também venham à cidade. Para apresentar Campos do Jordão como uma cidade acolhedora.”

Vereador Gustavo Maximino

Já o Vereador Jhonny Salvino destacou os benefícios que o L’Étape traz para a cidade, não só na parte econômica, mas também nas questões sociais. “O evento também traz empregos, cerca 120 a 150 pessoas trabalham em sua realização. É algo que beneficia a cidade, principalmente por acontecer fora da temporada de inverno”, explica o parlamentar.

Vereador Jhonny Salvino

Ao final da discussão, o Presidente da Câmara, Vereador Cláudio Adão, relembrou a trajetória para trazer o evento à cidade. Destacou o projeto Pedalando para o Futuro, que beneficia 1.300 crianças e “L’Étape mostra a importância do ciclismo para Campos do Jordão”, afirma Adão.

Presidente da Câmara Municipal de Campos do Jordão, Vereador Cláudio Adão

O Presidente ainda pediu aos organizadores do evento presentes na Sessão que destine a isenção de 100% das inscrições à alguns atletas jordanenses. “Para os nossos atletas, para os competidores jordanenses. Que nos representam nos jogos regionais, nos Jogos Abertos, nas competições nacionais e internacionais”, disse Adão. O pedido foi acolhido em prontidão pelos organizadores do evento.

O evento já realizou quatro edições na cidade e a quinta irá ocorrer nos próximos dia 23 a 25 de setembro.