CAMPOS DO JORDÃO INICIA A CAMPANHA DO AGOSTO LILÁS

Com a chegada do mês de agosto, também chega o momento de conscientizar a sociedade sobre o tema da violência contra a mulher. Esse é o objetivo da campanha do Agosto Lilás que se iniciará na próxima segunda (01/08) na cidade, para mobilizar a população jordanense sobre o que pode ser feito para prevenir que mulheres sejam vítimas de violência.

A escolha do mês de agosto para a campanha se dá pela promulgação da Lei Maria da Penha, que aconteceu em 07 de agosto de 2006 e completa 16 anos em 2022. Campos do Jordão instituiu o Agosto Lilás no calendário oficial da cidade em 2020, com a aprovação da Lei nº 05/2020 pela Câmara Municipal.

O lançamento da campanha acontecerá no Complexo Municipal de Saúde, na segunda (01/08), as 17h30, e contará com a presença de autoridades municipais e da população. O local foi escolhido por ser, muitas vezes, o primeiro lugar onde as mulheres vítimas de violência são acolhidas após serem agredidas.

O Presidente da Câmara Municipal, Vereador Cláudio Adão, diz que a “nossa sociedade tem evoluído muito no sentido de se tornar cada vez mais intolerante aos casos de violência contra a mulher. Cada vez mais fica para trás aquela mentalidade sexista de que se trata de um problema doméstico, no qual a sociedade não deve se envolver. Pelo contrário, é preciso denunciar e se indignar contra qualquer ocorrência de violência contra a mulher e disseminar na sociedade a responsabilidade que todos nós temos no combate a esse grave problema. É por isso que ações como a campanha Agosto Lilás são tão fundamentais.”

Ao final do lançamento, o prédio será iluminado com a cor lilás, e assim ficará o mês inteiro. O Portal da cidade, o Fórum e a Câmara Municipal também serão iluminados.

Para dar continuidade à campanha, na terça (02/08), a Deputada Estadual Damares Moura dará uma palestra na Câmara Municipal, as 9h, sobre o combate à violência contra a mulher.