CÂMARA RECEBE O WORKSHOP ‘INCLUI CAMPOS’ EM COMEMORAÇÃO AO DIA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

A Câmara Municipal de Campos do Jordão recebeu na tarde de quarta (21/09), o workshop ‘Inclui Campos’. O evento reuniu autoridades municipais e cidadãos jordanenses a comemorarem o Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência. Ainda contou com a palestra do educador inclusivo, Douglas Prats.

O Secretário de Valorização da Cultura, Benílson Toniolo, disse que a “acessibilidade tem de estar em todas as ações da cidade. É uma responsabilidade do poder público garantir isso, de incentivar a cultura da participação”.

Já o Vereador Cláudio Adão, Presidente da Câmara Municipal, afirmou que a Casa de Leis luta para que “possamos ver os sonhos de todas as Pessoas Com Deficiência (PCD) realizados. Deixo a Câmara aberta para ouvir e tomar ações para melhorar cada vez mais a vivência dessas pessoas em nossa cidade.”

O Vereador Leandro César afirmou que o evento é especial para a Câmara e para a sociedade jordanense. “Agradeço a todos que trouxeram, pela primeira vez, um evento como essa para a Casa de Leis”. O Vereador Marcelo Lauria e a Vereadora Lilian da Matta também estavam presentes.

“Até hoje essas pessoas lutam para superarem suas barreiras. Sem conscientizar a população, não é possível tomarmos muitas ações. Por isso a importância desse evento, para que as Pessoas Com Deficiência sejam enxergadas”, declarou Rosângela Malheiros, Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Com Deficiência.

A ocasião também serviu para homenagear pessoas importantes na conscientização das Pessoas Com Deficiência.

Após a declaração das autoridades e das homenagens, teve início a palestra de Douglas Prats. O educador inclusivo apresentou a história, dados e situação atual da acessibilidade.

Prats realizou uma série de atividades com os presentes. A principal foi de fazer com que os presentes simulassem uma deficiência e fossem tomar um café. A ação fez com que todos se ajudassem na tarefa e deu a perspectiva do que passa um PCD.

O evento comemorou o Dia Nacional da Pessoa Com Deficiência, para conscientizar a população e, nas palavras de Prats, “para que os PCDs tenham acessam ao trabalho e ao convívio social. E é nossa reponsabilidade fazer isso acontecer”.